Abrir clínica médica: passo a passo

abrir clínica médica

Entender bem o processo de abrir clínica médica é importante para os profissionais da saúde. A regularização correta da empresa médica é uma forma de garantir que ela não enfrentará problemas administrativos futuros, o que poderia atrapalhar sua rotina diária e colocação no mercado. Por isso, continue lendo este artigo para entender o processo de abertura de uma clínica médica.

Como abrir clínica médica?

Para abrir clínica médica deve-se obedecer a uma série de exigências legais. Confira, em seguida, um passo a passo para fazê-lo:

  1. Definir estratégia e área de atuação

Primeiramente, para abrir clínica médica é preciso escolher o tipo de atuação, ou seja, se ele se volta para o atendimento popular, para planos de saúde particulares, de procedimentos médicos específicos ou de clínica geral. Isso influenciará diretamente os passos seguintes.

  1. Escolha de um espaço

A depender do tipo de negócio que se pretende abrir, escolha um espaço que ofereça a estrutura necessária para você exercer suas atividades.

  1. Estabelecimento de um plano de negócios

Neste passo, é preciso definir bem a proposta do negócio, incluindo os serviços que serão oferecidos, os equipamentos a comprar, o pessoal a contratar e as reformas do espaço se necessário.

  1. Busca da documentação necessária

A documentação necessária para abrir uma clínica médica envolve a Autorização do Corpo de Bombeiros, a autorização da Vigilância Sanitária e o Alvará de Funcionamento.

  1. Abertura da empresa

Após conseguir as licenças e alvarás, é possível partir para a abertura do negócio. Ou seja, abrir o CNPJ e em seguida realizar o cadastro no CNES, obrigatório para todos os estabelecimentos de saúde. Neste passo, também é necessário definir o tipo empresarial e o regime tributário escolhido.

  1. Planejamento financeiro

Para iniciar suas atividades com segurança, é importante traçar um planejamento financeiro, que guiará suas principais decisões, garantindo maior competitividade e estabilidade à clínica.

  1. Manutenção da legalidade da marca

Por fim, uma vez que os passos de abrir uma clínica médica tenham sido executados, é hora de manter a legalidade da empresa. Ou seja, respeitar a legislação, mantendo os pagamentos de impostos sempre dentro dos prazos, assim como todas as obrigações acessórias.

Precisa de ajuda para abrir sua clínica médica?

Se você deseja abrir e regularizar sua clínica com eficiência e fluidez, entre em contato com a Performance Contábil. Somos uma contabilidade especializada na área da saúde e podemos te orientar neste momento.

Acompanhe nosso blog para mais conteúdos explicativos como este.