Médico PJ x CLT: qual é melhor?

médico pj

A escolha entre ser médico PJ ou CLT vai além de questões financeiras e burocráticas, mas envolve também as metas de renda do profissional e a sua rotina de trabalho desejada. Ao escolher sua modalidade de trabalho, é preciso se informar muito bem, uma vez que isso impactará a sua vida profissional.

No presente artigo Performance Contábil, você compreenderá melhor os detalhes envolvidos na contratação de médico PJ e médico CLT, assim como as vantagens para o profissional em cada tipo de trabalho.

É melhor ser Médico PJ ou Médico CLT?

É possível trabalhar como médico em diferentes modalidades. Primeiramente, pode-se ser médico PJ, ou seja, abrir sua própria empresa e atuar com CNPJ. Também é possível atuar como pessoa física e ter um contrato CLT. Além disso, pode-se optar por ser uma pessoa autônoma prestadora de serviços, usando o CPF e emitindo recibos, com incidência do IRPF.

Geralmente, as escolhas principais são de atuar como PJ ou CLT. Confira em seguida os benefícios específicos de cada uma delas:

Benefícios de ser Médico PJ

A renda líquida de um médico PJ costuma ser muito superior àquela de um médico CLT. Isso é uma consequência direta do não recebimento dos benefícios oferecidos em contratos celetistas.

Além da renda líquida superior, o médico PJ tem ainda maior controle sobre seus horários. Assim, ele pode organizar melhor sua rotina, trabalhar para mais de um hospital ou clínica se desejar e ter o poder de investir paralelamente em empresas, tornando-se um médico PJ empreendedor, figura cada vez mais comum no mercado atual.

Por fim, e não menos importante, é importante lembrar que, por padrão de mercado, tanto hospitais quanto UPAs e prefeituras estão dando prioridade ao médico PJ no momento da contratação.

No quesito fiscal, um médico PJ pagará a menor alíquota, arcando com algo em torno de 15,5% a 20,5% em tributos.

Benefícios de ser Médico CLT

Por outro lado, existe a possibilidade de ser um médico CLT. Com renda líquida menor que o médico PJ, o celetista tem acesso a uma série de direitos e benefícios. Como por exemplo, Seguro-Desemprego, FGTS, adicionais de hora extra, férias remuneradas, licença-maternidade, décimo terceiro salário, vale-transporte, vale-refeição e mais. Ou seja, o médico CLT acaba acessando uma estrutura de apoio que é indisponível para o médico PJ.

No que concerne aos tributos, um médico CLT pagará cerca de 25,7% de sua remuneração em impostos.

Entenda mais sobre as implicações contábeis com a Performance Contábil

Se você precisa de ajuda para escolher a melhor opção de trabalho para seu contexto ou deseja entender melhor as responsabilidades contábeis e fiscais de trabalhar como médico, tire suas dúvidas com a Performance contábil.

Entre em contato com nossos especialistas!

Conheça nossos serviços e continue acompanhando nosso blog para mais conteúdos como este.